quinta-feira, agosto 19, 2010

Novo Presidente Adventista Prevê uma Igreja Marcada por Oração e Reavivamento

Em seu primeiro discurso aos funcionários da sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o presidente da Igreja, Ted N. C. Wilson, apresentou um plano estratégico para a denominação que visa a incentivar um renovado comprometimento dos membros à missão da Igreja.

Uma ênfase em oração pessoal e coletiva e o lançamento de uma Comissão de Reavivamento e Reforma na sede denominacional destacam-se no plano. A crença de que os cristãos não podem "apressar ou retardar" a Segunda Vinda é um equívoco, declarou Wilson. Conquanto a "manufatura" de programas ou atividades na sede da Igreja não possa "forçar" o retorno de Cristo, um "reavivamento à verdadeira santidade" e "humilde submissão a Deus" entre os cristãos pode, ele declarou, citando uma declaração da co-fundadora da Igreja, Ellen G. White.

No livro de Atos dos Apóstolos, lembrou Wilson, os apóstolos são descrito como tendo "um só pensamento" e "num lugar"-- condições que ele citou como responsável pelo derramento do Espírito de Deus. Ele acentuou que Deus está buscando uma disposição mental semelhante entre os adventistas hoje, aduziu.

Wilson declarou que recentemente recebeu um e-mail em que alguém expressava preocupação de que um empenho por reavivamento entre os adventistas poderia introduzir legalismo e um espírito exclusivista. Não é assim, garantiu Wilson aos mais de 400 funcionários reunidos no auditório da sede da Igreja hoje para ouvirem a sua mensagem. "Essa não é uma mensagem legalística; esta é uma mensagem de amor, de esperança e de encorajamento. ... Deus nos deu esta mensagem, e devemos compartilhá-la sendo o mais inclusivos possível", disse ele.

Compartilhar essa mensagem se firma em oração, declarou Wilson, instando os funcionários a acatarem uma ênfase sobre oração pessoal e coletiva. "Vocês são pessoas dedicadas, educadas, consagradas", declarou Wilson, "mas se não estivermos orando em humildade ... nossos talentos não valem praticamente nada".

Armando Miranda, um vice-presidente mundial da Igreja, foi nomeado presidente da comissão, com o vice-presidente geral aposentado, Mark Finley, servindo como vice-presidente em seu novo papel de assistente do presidente para evangelismo.

Wilson esboçou algumas expectativas específicas para os próximos cinco anos. Ele apresentou o lançamento das conferências internacionais de Bíblia e missão, centros onde pastores, professores, obreiros da área de saúde e outros podem se reunir para estudar a Bíblia juntos a fim de melhor captarem a "destinação espiritual" da Igreja. Idealmente, disse Wilson, as reuniões inspirarão o trabalho evangelístico. "Não devemos só nos sentar ali e assimilar tudo, mas sair", ele disse.

Os próximos cinco anos também testemunharão uma contínua ênfase em evangelismo mediante tecnologia, acrescentou Wilson, citando o impacto do Canal Hope, da Rádio Mundial Adventista e da Rede de Evangelismo Internética Global, bem como os ministérios de Websites da Igreja.

Wilson declarou que a Igreja sob a sua administração também salvaguardaria ênfases centrais tais como educação adventista e ministério de saúde. Redobrar o projeto "Conecte-se com Jesus", em que os livros de Ellen G. White são distribuídos a membros da Igreja por todo o mundo, é também uma prioridade, ele disse. Os funcionários da sede participaram do projeto esta manhã -- uma coleta foi levantada para remeter exemplares do livro 'O Grande Conflito', da Sra. White, para todos os lares no distrito postal vizinho.

Wilson também disse que envolver os jovens na missão da Igreja era sua meta--"não somente colocá-los numa comissão, mas indo bem além disso".

Um enfoque tanto sobre evangelismo quanto mordomia é esperado como catalizador para o êxito da Igreja nos próximos cinco anos, declarou Wilson. "Quando se tem essas duas coisas à frente no rumo certo, tudo o mais se encaixa".

O plano estratégio não é abrangente ou concreto e está aberto a sugestão, acentuou Wilson. "A Igreja Adventista não é uma organização que promove o 'poder aristocrático'. Não temos simplesmente alguém à frente que diz, 'É isso aí, cumpram-no', e as coisas acontecem. ... A melhor coisa a fazer é unir-nos em oração num ambiente onde uma multidão de conselheiro traz sabedoria", disse ele.

Ao solicitar as orações e participação dos funcionários segundo a Igreja avance, declarou Wilson, ele deseja "abrir a comunicação" entre o edifício e a Igreja. "Meu escritório é aberto. Se tiver uma ideia ou sugestão -- não me importa quão grande ou pequena seja -- vocês podem contatar-me e falar comigo".

4 Aug 2010, Silver Spring, Maryland, United States

Elizabeth Lechleitner/ANN

Nenhum comentário: