quinta-feira, agosto 19, 2010

Na América do Sul, Evangelismo por Todo o Continente Leva Revista Missionária à Comunidade

Centenas de adventistas do sétimo dia na América do Sul foram às ruas num sábado, na mais recente campanha de evangelização em todo o continente, registrando doadores de medula óssea, distribuindo estojos de controle da malária e promovendo iniciativas de saúde a líderes da comunidade.

Dirigentes denominacionais disseram que o evento e a distribuição conjunta de 30 milhões de revistas evangelísticas visaram a destacar o sábado do sétimo dia como um dia de esperança para as famílias, para a saúde física e mental e melhor contato com Deus.

A iniciativa estimulou marchas pelas ruas em cidades grandes e pequenas. Muitas tiveram alto-falantes montados em caminhões, carros e motocicletas.

Na cidade brasileira de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, até um carro fúnebre foi transformado num veículo de propagação da mensagem de esperança da Igreja e de informações sobre a mensagem do sábado.

A mensagem foi levada no sábado: de avião no Brasil e Argentina, por balões na cidade brasileira de Santa Catarina, de barco na Amazônia, e a seguiu de cavalo em Augustinópolis, no Estado do Tocantins.

"A mensagem do sábado, para a população atual, que vive freneticamente cheia de atividades, é importante porque é preciso parar e refletir sobre a vida em relação com Deus e com nossos semelhantes", disse Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista na América do Sul.

Iniciativas anteriores da Igreja Adventista na América do Sul incluem um Dia da Esperança em 2008, com 20 milhões de revistas distribuídas, e Casas da Esperança, onde os membros da Igreja convidaram amigos da comunidade para almoçar em suas casas.

Autoridades da Igreja dizem que a realização de grandes campanhas de um dia promovem a unidade da Igreja em todo o continente e canalizam a energia dos membros durante meses que antecederam à iniciativa. "Para nós [na América do Sul] não é apenas um dia, é um estilo de vida", disse Köhler durante uma entrevista da RAN em março. Organizadores locais da marcha disseram que a campanha deste sábado chamou a atenção de motoristas, pedestres, turistas e compradores.

Mesmo políticos observaram o que se passava. José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil, elogiou a Igreja por sua ênfase não só sobre a espiritualidade, mas também no impacto social.

A igreja é uma força "prática" na vida das pessoas, Fortunati disse, citando a campanha End it Now contra a violência contra as mulheres e crianças.

Numa esquina de uma rua em Buenos Aires, Argentina, a juventude dramatizou para transeuntes as pressões da semana e o alívio do sábado. No Chile, malabaristas jovens entretiveram motoristas enquanto outros distribuíam a revista no Dia da Esperança. No Peru, a Igreja encarregou uma ministra de entregar exemplares da revista a autoridades políticas. Ela até realizou a entrega de um exemplar ao presidente peruano, Alan García.

Além do alcance espiritual, os membros da Igreja em várias regiões realizaram campanhas de coleta de sangue, registraram centenas de potenciais doadores de medula óssea e ofereceram exames de saúde e aconselhamento sobre vida saudável. Os membros da Igreja também acompanharam a iniciativa através de canais de comunicação denominacionais. Jornalistas adventistas e webmasters em Brasília fizeram a cobertura do evento por todo o sábado, postando fotos, histórias e vídeos em um blog em português e espanhol.

Há cerca de 2,1 milhões de adventistas na região da América do Sul, composta por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.



-- Márcio Tonetti contribuiu para esta matéria

Nenhum comentário: