quinta-feira, abril 29, 2010

Por Que Alguns Adolescentes Permanecem na Igreja Quando Adultos?

Um estudo de jovens adventistas do sétimo dia ativos na Europa oferece um retrato dos fatores que poderiam estar associados com jovens adventistas que poderiam prever estarem na Igreja em 20 anos.


Indicadores-chave preliminares incluem uma congregação que oferece um "clima de pensamento". O estudo sugere que os jovens que desenvolvem uma posição original em sua fé por formular perguntas e desafiar dirigentes da Igreja disseram que têm maiores probabilidades de permanecer na Igreja, em comparação com jovens nas congregações que apenas enfatizam o conformismo.


Manuela Casti é a pesquisadora-chefe para Valuegenesis Europa. Os resultados serão publicados num livro que está sendo programado para lançamento neste outono (o hemisfério norte). [foto de cortesia da Divisão Euro-Africana]
Outros resultados preliminares da pesquisa, envolvendo 6.000 respondentes, sugerem que o compartilhar pessoal e a interação com um pai em questões de fé grandemente aumenta a possibilidade de que os jovens antecipem permanecer adventistas na idade adulta.


O estudo da Valuegenesis Europa é o primeiro deste tipo para a Igreja Adventista no continente. Os pesquisadores esperam que os novos dados sirvam como uma ferramenta para dirigentes da Igreja moldarem o gerenciamento do ministério adventista na Europa.


Os pesquisadores empregam um questionário com 335 perguntas em 17 línguas para estudar adventistas entre as idades de 14 a 25 anos. Cerca de 41 por cento dos respondentes disseram que estavam inseguros quanto a seu futuro na Igreja, enquanto outros 6 por cento disseram que eram contra a ideia de estar na Igreja em 20 anos.


Os resultados desse estudo, de 2006-2007, estão sendo agora avaliados por uma equipe de eruditos adventistas do Colégio Newbold, na Inglaterra, a Universidade Adventista de Friedsau, na Alemanha, e a Universidade Adventista Saleve, na França.


As conclusões devem ser divulgadas num livro neste outono (do hemisfério norte).


Manuela Casti, a pesquisadora-chefe, declarou que os elevados índices de abandono da fé entre a juventude na Europa motivou o seu envolvimento no estudo. "Onde fui criada, na Itália, provavelmente 70 por cento deixaram a Igreja", declarou Casti, que também faz conferências no Colégio Newbold, que per cento à IASD, localizado em Berkshire, Inglaterra.


Os novos dados poderiam ressaltar uma necessidade de crescente apoio administrativo para os Ministérios da Família, declarou Corrado Cozzi, diretor de jovens para a região denominacional Euro-África, que também atua na comissão de estudo da pesquisa. Ele disse que se constatou que a decisão de um jovem tornar-se adventista é mais influenciada pela família, a longo prazo, um pastor e outros adultos na igreja do que um pastor de jovens ou amigos de mesma idade.


Embora os pesquisadores dissessem que as mães são geralmente as "rochas fundamentais" da fé no lar, são os pais que poderiam realmente determinar uma decisão positiva pela Igreja. Os respondentes da pesquisa que discutiram questões de fé com seus pais eram 70 por cento mais tendentes a se verem como permanecendo na Igreja do que aqueles que disseram que o seu pai não discutia religião com eles.


O membro da comissão de pesquisa, Paul Tompkins, que serve como diretor de jovens para a região Trans-europeia, da Igreja, declarou que os dados "revelam muito claramente que como homens, alguns de nós não somos bons em conversar sobre a fé com nossos filhos. Podemos falar sobre carros ou esportes, mas mesmo se discutirmos religião, isso muitas vezes se dá como outros homens".


O estudo europeu se baseia em pesquisas com jovens adventistas nos Estados Unidos. Dois estudos, de 1990 e 2000, também intitulados Valuegenesis, inspiraram um aumento de apoio ao ministério de jovens, declarou Bailey Gillespie, pesquisador-chefe dos estudos norte-americanos. Um terceiro estudo de Valuegenesis nos EUA está marcado para ser lançado em outubro.


"As igrejas irão precisar elevar e reconhecer a importância do ministério pelo crescimento da Igreja", disse Gillespie, diretor do Centro John Hancock para Ministério da Juventude e Família, na Universidade La Sierra em Riverside, Califórnia, EUA.


Num estudo longitudinal ao longo de 10 anos, quase 50 por cento dos jovens adventistas pesquisados tinham deixado a Igreja ou tornaram-se membros inativos em meados de seus 20 anos.


"Tornou-se crescentemente evidente que o clima congregacional foi um importante fator, não o que os líderes fazem [na sede mundial da Igreja Adventista]", declarou Roger Dudley, autor do livro "Why Our Teenagers Leave the Church" [Por que nossos adolescentes deixam a Igreja], tendo por base um estudo de 10 anos.


"Muitas pessoas disserm que amavam a sua Igreja", declarou Dudley. "Suas congregações os aceitavam, davam-lhes importantes tarefas, e faziam que sentissem ser um lugar maravilhoso e seguro. Por outro lado, muitas pessoas não gostavam [de sua congregação em particular] porque não se sentiam parte da mesma. Era-lhes fácil abandoná-la e deixar de frequentá-la.


Parte da campanha publicitária promovendo o estudo com os jovens na Europa.
Os pesquisadores europeus diseram que esperam que o novo estudo ofereça lampejos sobre um ponto de vista especificamente europeu da fé de jovens. Os respondentes eram mais velhos do que aqueles nos EUA e foram pesquisados nas igrejas, diferentemente do que se deu nos EUA, onde as pesquisas foram principalmente conduzidas nas escolas. Há muito menos escolas adventistas na Europa do que nos Estados Unidos.


Casti, a pesquisadora-chefe da Valuegenesis Europa, disse que novos dados assinalam uma necessidade de contato intergeracional tanto no lar quanto na Igreja. Interações com amigos em pessoa ou mediante a mídia social não são suficientes para manter os jovens na Igreja, ela disse.


"Quando atribuímos responsabilidade a um jovem, é geralmente no departamento de jovens ou em música", ela comentou. "Mas um envolvimento em outras áreas permitiria mais contato com gerações mais velhas".


Isso não significa que o envolvimento de ministério jovem seja uma coisa má, disse Casti. Pode ajudar os jovens a amadurecerem e contribuírem para a diversidade geracional; contudo, quando jovens lideram outros jovens, um padrão de segregação geracional se manifesta. A tendência é vista na Igreja Adventista e outras denominações, ela disse.


Muitas vezes um jovem se gradua de um ministério jovem e termina também se graduando da Igreja, declarou Casti.


Adicionalmente à importância da família e outros adultos, os pesquisadores descobriram também relevância na programação da própria igreja. Os respondentes que ouviram pregações que "auxiliaram no viver diário" na igreja revelaram-se 450 vezes mais tendentes a desejar permanecer ativos em sua fé do que aqueles que não se identificavam com sermões semanais.


Tenha um jovem apoio dos pais ou da congregação, a chave é propiciar um ambiente de "trocas francas, abertas e transparentes", disse Casti. Ela declarou ser grata aos adultos que lhe permitiram crescer em tal ambiente. "É por isso que estou aqui".


-- Helen Pearson contribuiu para esta matéria
10 Mar 2010, Silver Spring, Maryland, United States

Ansel Oliver/ANN

Nenhum comentário: