quinta-feira, agosto 19, 2010

A Igreja de Mais Rápido Crescimento nos EUA

A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Atlanta está crescendo rapidamente num país onde o resto da denominação cresce lentamente. Embora os jovens adultos estejam ausentes em muitas das congregações pelo país, a Igreja Adventista Bereana, de Atlanta, os tem atraído e mobilizado, juntamente com outros membros, para realizar atividades de alcance à comunidade e evangelismo tradicional.

A igreja, de 3.800 membros, no ano passado ganhou o maior número de membros dentre todas as igrejas nos Estados Unidos. Poderia obter a mesma distinção este ano -- no mês passado, a rede de telejornal CNN filmou um batismo na igreja, ao 110 pessoas se tornarem membros depois de uma série de reavivamento.

Ao dezenas de milhares de membros da Igreja Adventista se reunirem este mês em Atlanta para a assembleia mundial de 11 dias, da Igreja, o pastor titular da Igreja Bereana, Carlton P. Byrd, diz que mal pode esperar que cheguem para ver o estado da Igreja ali. "Eles vão descobrir que os adventistas em Atlanta são sérios", diz Byrd. "O evangelismo está vivo e vai bem".

O negócio do ministério
Byrd tem mentalidade de negócio. Além de seu doutorado em teologia, ele também obteve um mestrado em administração e participou de estágios em empresas antes de ingressar no ministério, a profissão de seu pai e avô. Ainda como estudante de faculdade ele seguia programas tanto de Teologia quanto de Administração. Esse duplo empenho ajudou-o a ser um líder mais eficaz, diz ele.

"Não se enganem, os pastores são líderes espirituais", Byrd diz, "mas a realidade é que a liderança espiritual que devemos aplicar situa-se numa organização".

A igreja de 107 anos, responsável por mais de 30 congregações dela derivadas ao longo dos anos, agora atende ativamente a jovens profissionais e jovens famílias. Conquanto a liderança de Byrd seja claramente de seu estilo próprio, é apoiada pela filosofia da congregação que o escolheu como pastor sênior em 2006, quando tinha 34 anos de idade.

A congregação e várias semelhantes destacam-se em meio a uma membresia que se fixou num limite de crescimento nos EUA, dizem dirigentes denominacionais. Um empenho evangelístico em 2009 aumentou o número de membros para pouco mais de 1,1 milhão. Contudo, a idade dos membros da Igreja está aumentando na nação de 310 milhões de pessoas e local de seu surgimento há 150 anos. A idade média dos EUA é 36,8 anos, segundo o Escritório de Recenseamento dos EUA, enquanto a idade média dos adventistas no país é de 51 anos, segundo dados da denominação.

"Temos lutado muito para crescer na América do Norte e sabemos disso", diz Carolyn R. Forrest, secretária-associada da Igreja Adventista na América do Norte. "Temos que fazer algumas coisas de modo diferente".

Fazendo Crescer Uma Igreja
A pesquisa de Sahlin diz indica que o crescimento da igreja significa manter a identidade e doutrinas adventisas, mas aceitar novos membros potencialmente diferentes de si mesmos. Muitas igrejas, diz ele, perderam o interesse em crescer. Mas para aquelas que estão crescendo, muitas têm uma estratégia de longo alcance para o envolvimento comunitário.

Alguma evidência tem sugerido que fatores-chave para o crescimento é fazer os membros se envolverem e buscarem alcançar outros. "Desafortunadamento, na sua maioria, nossos pastores não são muito de delegar e levar as pessoas a se envolverem", declara Monte Sahlin, um pesquisador para a Igreja no Estado de Ohio, que tem conduzido centenas de avaliações de Igrejas locais para a Igreja Adventista na América do Norte.

Para Byrd da Igreja Bereana de Atlanta, esse ministério é o seu trabalho de tempo integral. "Eu não fui chamado apenas para ser pastor da igreja", diz ele. "Devo pastorear a comunidade".

23 Jun 2010, Silver Spring, Maryland, United States
Ansel Oliver/ANN

Nenhum comentário: