quinta-feira, março 03, 2011

Metolodogia de Sistemas Necessária para o Ministério

Jim Brauer puxa uma página de estatísticas na tela de seu computador que, segundo ele, é o indicador-chave da saúde de uma congregação -- o envolvimento da comunidade sem outras intenções. "Nós adventistas somos grandes em ganchos", lamenta. "'Ah, você tinha um programa de cessação de fumar, quantos batismos conseguiu?", ironiza ele, demonstrando que o que menciona devia refletir uma mentalidade de gestão antiquada.
Uma congregação saudável, diz Brauer, envia cerca de metade de seus membros voluntários à comunidade para servir porque é a coisa certa a fazer, não apenas para conseguir que pessoas venham à igreja. Por fim, o serviço sincero dos membros diminuirá lentamente o nível de resistência da comunidade e pode levar um membro da comunidade a fazer perguntas sobre a fé.

Brauer, diretor de Missão da Divisão do Sudeste Asiático-Pacífico, está ajudando a lançar uma iniciativa que medirá continuamente o comportamento congregacional a fim de fortalecer sua eficiência. O programa mede 15 fatores, inclusive retenção de visitantes, novas decisões para Cristo, dízimo, e crescimento populacional em relação ao crescimento de membros.

Esse plano oferecerá uma metodologia sistêmica para a gestão do ministério, revelando os fatores que permitiriam melhor aos ministros analisar por que suas congregações estão crescendo ou estagnando.

Ainda assim, o fator-chave do programa é o envolvimento na comunidade. Ter cerca de 50 por cento dos voluntários da Igreja atuando fora da propriedade da igreja na comunidade é um bom índice, diz Brauer. "A sua comunidade começa a se conscientizar de que vocês existem", diz ele. "Se você não está envolvido com a comunidade, isso significa que poucas pessoas estão aparecendo e as pessoas não estão vindo para saberem quem são. Palavra de boca é a sua melhor publicidade", aduz.

O programa deverá ser implementado neste verão. Os dirigentes locais dizem que ainda estão se acostumando com a ideia, mas vão continuar a acompanhar a sua implementação em áreas locais. "Creio que com esta metodologia seremos capazes de atingir nosso alvo", disse Alberto Gulfan, presidente da Divisão do Sudeste Asiático-Pacífico. "Acho que isso vai significar muito".

A iniciativa quantifica métodos eficazes de ministério que estão sendo requeridos em outras áreas do mundo. Gary Krause, diretor da Missão Adventista na sede mundial da denominação, apelou no ano passado a envolvimento semelhante com a comunidade em grandes cidades durante uma apresentação de dia inteiro para os líderes da Divisão Sudeste Asiático-Pacífico, da denominação, com sede em Ilsan, Coreia do Sul.

Krause disse que a meta de uma comunidade da igreja deve ser ajudar os seus novos integrantes a sentirem primeiro que pertencem à congregação, em seguida, pedir-lhes para tomar uma decisão por Cristo. "A igreja em si não é apenas um destino, mas um lugar para ajudar a levar as pessoas para onde elas precisam estar espiritualmente", disse Krause. "Muitas vezes, porém, nosso enfoque está em como atrair pessoas para a igreja, em vez de sairmos à comunidade para assistir as pessoas onde elas estão".

As 15 medidas de uma Metodologia Sistemática ao ministério no Sudeste da Ásia

1. Frequência aos cultos, números totais
2. Monitoramento de culto individual
3. Batismos
4. Crianças batizadas
5. Aceitação de Cristo
6. Número de pessoas envolvidas em fazer um discípulo
7. Participação em pequenos grupos
8. Assimilação de visitantes
9. Envolvimento de ministério
10. Ministério com enfoque interno
11. Ministério com enfoque externo -- meta de 51 por cento
12. Onde os voluntários servem
13. Desenvolvimento de liderança
14. Dízimos e ofertas como percentual de renda bruta
15. Informações demográficas

12 Jan 2011, Silang, Cavite, Philippines

Ansel Oliver/ANN

Nenhum comentário: