sábado, março 07, 2009

Crescimento da IASD na Região Euro-África

O crescimento da Igreja na região da Euro-África está estagnado, dizem líderes da Igreja. A região, que rodeia o Mar Mediterrâneo, é onde vivem cerca de 176.000 adventistas em meio a uma população de 600 milhões, ou cerca de um membro da Igreja para cada 3.356 pessoas.

Líderes regionais nas reuniões de fim de ano, realizadas na França, discutiram por que o secularismo e o pós-modernismo são obstáculos para o crescimento. Um estudo sobre a juventude adventista na região revelou desafios semelhantes, mas também que muitos deles estão se voluntariando para serviço, tanto no país quanto fora.

A região reflete uma membresia móvel. Por exemplo, metade dos membros da Igreja na Espanha originalmente procede da Romênia. A região Euro-África também apresenta oportunidades para alcance maior de outras fés -- a região abrange cerca de 50 milhões de muçulmanos, dizem líderes da Igreja.

Bruno Vertallier, presidente da região eclesiástica Euro-África respondeu algumas perguntas logo após as reuniões de fim de ano. Alguns trechos da entrevista com ele:

Rede Adventista de Notícias: Que tipo de ambiente de adoração a Igreja deve criar na sua região?

Bruno Vertallier: É o papel da Igreja oferecer um bom suporte espiritual de um modo que as pessoas sejam capazes de fazer experiências positivas e encontrar o seu lugar na Igreja.

RAN: Quais são algumas coisas do estudo sobre a juventude que o preocuparam?

Vertallier: Os jovens estão lendo a Bíblia cada vez menos mas parece que lêem menos livros em geral. O seu interesse está mais orientado aos novos meios de comunicação, como a Internet. Por isso, seria apropriado ter sites onde a Bíblia é apresentada de um modo mais atraente.

RAN: Quais são algumas de suas metas para a Igreja:

Vertallier: Missões é uma meta prioritária da Euro-África. Ter a oportunidade de acessar televisão num canal regular pela ASTRA para a nossa região é uma grande janela aberta para nossos territórios e para a Janela 10/40. A nossa meta deve ser multiplicar formas pelas quais possamos ser capazes de estender a mão às minorias, bem como aos nativos. Deus está concedendo maravilhosas oportunidades e queremos responder de um modo dinâmico.

RAN: Quais são alguns dos desafios que Igreja enfrenta na sua região?

Vertallier: O secularismo é [o maior] mas mediante a metodologia dos pequenos grupos podemos dizer que temos sido abençoados e cada vez mais congregações locais são incentivadas a seguir esse modelo. A Europa é também um mosaico [de culturas] e as igrejas são [orientadas] acolher bem outras culturas. Somos confrontados pela mesma realidade que na comunidade mas temos certeza de que o Senhor dará a todos um coração para misturar-se e descobrir quão bonito é trabalhar e compartilhar o Evangelho eterno com amor fraternal.

RAN: Por que a Itália e a Espanha são as áreas de crescimento mais rápido da Igreja na sua região?

Vertallier: A Espanha e a Itália tiveram incentivos para o seu crescimento. Esta é uma grande recompensa nos nossos campos aqui na Euro-África porque mostra que quando o evangelismo é feito intencionalmente pode trazer sucesso. Ambos os países implementaram a estratégia dos pequenos grupos e em alguns lugares os frutos foram dados pelo Senhor. Por exemplo, na Espanha tiveram mais de 500 batismo dentro de um período de sete meses.

RAN: As matrículas estão crescendo tanto na Universidade Adventista de Saleve [na França] e em Friedensau [Universidade Adventista na Alemanha]. O que contribui para esse progresso?

Vertallier: Demos crédito ao nosso Senhor por este bom resultado. Os programas bilíngües em Friedensau e uma nova equipe dinâmica em Saleve podem ser parte da resposta. No próximo ano veremos se a tendência acelera e analisaremos as razões com dados mais claros.

RAN: Alguns dirigentes da Igreja dizem que a Igreja na sua região parece não ter sido afetada pelo declínio econômico global tanto como em algumas outras áreas. Por que pensa que isto se dá?

Vertallier: A Europa tem uma longa tradição de poupar. Isto não significa que não temos nenhum problema nos nossos países. Alguns foram afetados mais do que outros. O desemprego não afetou os nossos membros de Igreja do mesmo modo como na sociedade em geral. O alto nível educacional da nossa gente pode ter protegido muitos deles na manutenção dos seus empregos. A fidelidade em apoiar a Igreja é também um milagre do nosso Deus.

RAN: O irmão mencionou antes que houve um aumento em voluntarismo de parte da juventude. O que o faz pensar que despertou esse interesse?

Vertallier: Ainda precisamos de mais voluntários mas é muito alentador ver que tantos querem ter uma experiência com o Senhor no serviço à Igreja aqui ou no ultramar. Eles nunca verão a
Igreja do modo como costumavam vê-la antes. A Igreja se tornará mais significativa para eles e a experiência será um grande adicional a suas vidas.

Ansel Oliver/ANN

Nenhum comentário: