sexta-feira, outubro 10, 2008

Uma Cultura Adventista de Inovação

A palavra "inovação" ainda é recebida com um certo preconceito no meio adventista. Portanto, eis aqui uma notícia de uma iniciativa das mais interessantes e inovadoras.


Raj Attiken deseja idéias. Quanto mais fora do convencional, melhor. O líder adventista do sétimo dia em Ohio está apelando a uma "cultura de inovação" dentro da Igreja que incentive e aplauda formas relevantes e eficazes de promover cultos e trabalho evangelístico.


Attiken se preocupa de que quando os membros se tornam "tão absorvidos em preservar a tradição e proteger a verdade" podem facilmente "avançar mais e mais para a inação e irrelevância". Attiken e a Igreja em Ohio mantêm um grupo de pessoas e organizações, intitulado Parceiros na Inovação -- que propicia apoio e recursos para inovadores.

Attiken declara que os inovadores "muitas vezes terminam saindo
da Igreja Adventista porque crêem que não podem correr riscos".

Quando a Igreja não é um "lugar seguro para se correr riscos para Deus" torna-se "desgastada e estagnada", diz ele, algo que espera que a conferência ajude a mudar. "Você não devia sentir que precisa sair da Igreja para tentar algo ousado para Deus". As metas da conferência são "os membros desejosos de esticar seus pescoços" e que representam menos de 2,5 por cento da Igreja, diz Attiken, apoiando a teoria de Difusão de Inovações.


"Não esperamos que todos venham a bordo de imediato, e isso está bem", ele diz. "Mas não podemos nos conformar em só fazer o que sempre temos feito". É isso que membros da Igreja Adventista de Madison, no Tennessee, concluiu em 2006 quando decidiram manter suas portas abertas sete dias da semana, não apenas por umas poucas horas no sábado. Começaram a oferecer à comunidade de Madison apoio para saúde, aulas de inglês como segunda língua, e um programa "Adote um Avô", e festas de aniversário para crianças locais de orfanatos, entre outros projetos.


Attiken não está querendo promover uma forma irreconhecível de adventismo, nem deseja alienar membros mais tradicionalistas.

"O adventismo é suficientemente forte e dinâmico para todos. Não temos todos que ser inovadores, mas tampouco devemos sufocar nossos inovadores". "Temos que nos lembrar que toda idéia tradicional foi outrora uma inovação",
declara Dave Gemmel, diretor-associado do CRC.



Para ter mais informações e registro na Conferência Sobre Inovação, visite www.sdapartnersininnovation.org.


3 de outubro de 2008, Mount Vernon, Ohio, Estados Unidos, Elizabeth Lechleitner/ANN

Nenhum comentário: