segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Igreja a Nível Mundial: Pastoreiem a Comunidade, Não Somente os Membros

Quando foi a última vez que a sua Igreja deu enfoque a problemas além de suas portas? Se não puder recordar, não estará sozinho. Há muitos outros que fazem muito pouco para aliviar o sofrimento daqueles que vivem em suas comunidades.

Segundo uma pesquisa de 2002 entre os adventistas, somente 29 por cento dos membros da Igreja estavam envolvidos em serviço comunitário.

Este número pode parecer surpreendente, uma vez que os adventistas têm fundado e hoje lideram várias organizações humanitárias. Tais organizações incluem a Agência Adventista de Desenvolvimento e Socorro de Emergência (ADRA), Serviços Comunitários Adventistas, Ministério Adventista Internacional de Assistência a Aidéticos e a Sociedade Dorcas.

Segundo
Dra. May-Ellen Colon, diretora-assistente do Departamento de Escola Sabatina/Ministérios Pessoais da sede mundial adventista, toda congregação adventista devia empenhar-se num ministério de base comunitária que crie uma igreja que seja indispensável ali.

"Precisamos de uma mudança de paradigma. . . . Os pastores deveriam pastorear a comunidade, não somente a Igreja", ela explica.


Monte Sahlin, vice-presidente de ministérios criativos na União Columbia nos EUA pensa que "o adventismo traz vícios dos anos 20 e 30 [quando a denominação decidiu dar enfoque principalmente ao evangelismo]. Os pioneiros da Igreja Adventista eram profundamente envolvidos em questões de injustiça e envolvimento social".

Colon fala em unificar o ministério social com o evangélico. Ela se refere aos escritos da pioneira e co-fundadora da denominação, a Sra. Ellen G. White, que chama a este tipo de ministério o Método Jesus Cristo--ao demostrar às pessoas preocupação com seus problemas físico, abrem-se portas para abordar também os seus problemas espirituais.

Monte Sahlin, que escreveu três livros sobre o tema, inclusive Ministries of Compassion [Ministérios de compaixão] e Understanding Your Community [Entendendo a sua comunidade], diz que não há como negar que "o envolvimento comunitário é absolutamente essencial para o crescimento da Igreja".

E acentua que "nesta época dos alimentos rápidos, resultados rápidos e batismos rápidos, esse tipo de ministério pode não conquistar conversões imediatas para o adventismo, mas precisamos trabalhar na comunidade como pessoas que desejam o bem dos outros--refletindo o amor de Jesus pela humanidade".

Reprodução parcial do boletim de 30 de janeiro de 2007 da ANN (Silver Spring, Maryland, Estados Unidos), por Taashi Rowe.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Batismo Recorde em Myanmar

Seis programas evangelísticos simultâneos entre 11 e 18 de novembro de 2006 resultaram em 903 batismos em Myanmar. Tudo foi organizado por leigos e líderes da igreja, juntamente com um tipo de apoio de 46 pessoas dos Estados Unidos e Coréia do Sul.

Para despertar o interesse para as reuniões com o tema "De Volta ao Éden", 80 ciclistas distribuiram cursos bíblicos de A Voz da Profecia para pessoas nas mais remotas vilas. O empreendimento resultou em quase 1.500 pessoas que receberam o certificado de conclusão
—ANN/AR.